Repondo as energias pós carnaval

11 fev 2016

A personal trainer Cau Saad selecionou algumas dicas de alimentos, sucos e treinos para repor as energias gastas na folia. “Além da alimentação, uma ótima pedida é se exercitar: ande de bicicleta, patins e pule corda”, sugere a personal.

FOTOS_SITE_CAU_HOME-06

Coma carnes magras:

peixe branco ou peito de frango, com bastante folha verde! Água com gengibre, para aumentar o sistema imune e antes de dormir chá de hortelã geladinho!

Alimentos que reduzem o inchaço das bebidas alcoólicas:

alimentos ricos em água, como o pepino, chuchu, melão ou melancia. Esses alimentos têm propriedades diuréticas que ajudam a aumentar a produção de urina e reduzir a retenção hídrica. Alguns alimentos para diminuir o inchaço na barriga são acelga, aipo, ameixa seca, porque são alimentos ricos em fibras que ajudam a combater a prisão de ventre, diminuindo o inchaço e dores abdominais.

Super alimentos:

esses super alimentos não podem faltar quando se trata de uma alimentação boa, saudável e equilibrada:

A lentilha é sempre lembrada nas festas do final de ano “e esquecida” depois… uma injustiça, já que é um alimento rico em proteína vegetal, que ajuda na formação e no fortalecimento da massa muscular e na cicatrização de ferimentos, além do alto teor de fibras, vitaminas e ferro e pouca gordura, sendo ótima substituta para o feijão do dia a dia.

Devido à grande quantidade de vitaminas e minerais, como cálcio, potássio, magnésio e fósforo, o rabanete é um legume que estimula as funções digestivas, limpa as vias respiratórias e ainda dá uma força ao sistema imunológico.

A nêspera ou ameixa-amarela é rica em vitamina C e sais minerais, como o cálcio e o fósforo, além de controlar os níveis de gordura no sangue e diminuir a resistência à insulina, atuando assim na prevenção contra diabetes. Estudos ainda indicam que a nêspera apresenta triterpenos, substâncias que modulam a formação de óxido nítrico, que age nas vias respiratórias e tem efeito que pode ser benéfico no controle de bronquite, além de auxiliar no tratamento de doenças alérgicas inflamatórias como asma, rinite e sinusite.

A hortaliça couve-chinesa ou acelga, é aproveitada por inteiro: talos e folhas. Além disso, ela fica ótima crua e também refogada com azeite e alho. Fonte de vitamina A e C, ela protege o fígado, auxilia no controle do diabetes, pois apresenta fibras e possui substâncias que causam regeneração das células do pâncreas, que é o local onde há a produção de insulina.

A beterraba está entre os rejeitados. Mas o que poucos sabem é que ela é uma grande aliada no combate ao cansaço. Pesquisadores da Universidade de Exeter (Grã-Bretanha) descobriram que o nitrato encontrado nela ajuda a reduzir o consumo de oxigênio e, portanto, desacelera o ritmo do processo que leva ao cansaço. Por isso, eles recomendam um copo de suco de beterraba antes de praticar atividades.

As folhas do nabo constituem um excelente alimento com alto teor de vitamina A, vitaminas do complexo B e de vitamina C, cálcio e potássio. Além disso, suas fibras contribuem para regularizar o funcionamento intestinal, que ajuda a digestão.

A pitanga se destaca pela quantidade de cálcio que carrega, fósforo e ferro, além de vitaminas A e C, indicando seu elevado poder antioxidante o que faz dela uma poderosa aliada para os ossos, ajudando a prevenir doenças como osteoporose. Rica em licopeno, importante na prevenção do câncer.

sucos-detox-sucos-receitas-de-sucos

Dicas de sucos verdes, laranjas e vermelhos:

SUCO VERDE A
2 maçãs
2 pepinos
6 a 8 folhas de couve
1 punhado de salsinha

SUCO VERDE B
6 a 8 folhas de couve
3 punhados de espinafre
1 maçã verde
1 pepino
2 talos de aipo
1 limão

SUCO VERDE C 
6 folhas de Couve
1 pepino
2 talos de aipo
1 maçã verde
1/2 limão
Pequeno pedaço de raiz de gengibre (1″ ou 2,5 cm)

Suco Laranja A
4 cenouras
2 maçãs
1 limão

Suco Laranja B
3 cenouras
2 maçãs
Pequeno pedaço de raiz de gengibre (1″ ou 2,5 cm)

Suco Laranja C
4 cenouras
2 laranjas
1 beterraba

SUCO VERMELHO A
1 maçã
1 beterraba
3 cenouras
Pequeno pedaço de raiz de gengibre (1″ ou 2,5 cm )
3 xícaras de verduras folhosas verdes

SUCO VERMELHO B – sporty Spice
(excelente para pré ou pós-treino)
2 beterrabas
1 cenoura
3 talos de aipo
1/2 limão (descascado)
1 laranja (descascada)
1 punhado de folhas de manjericão

SUCO VERMELHO C
1/2 melancia
1 limão
1 punhado de folhas de manjericão

Cau Saad
www.causaad.com.br
@causaad