II Festival Comida de Feira: opções gastronômicas no Caruaru por Paixão

26 mar 2018

Festival Gastronômico Comida de Feira, que consiste em oferecer um roteiro gastronômico, junto a 16 restaurantes da cidade de Caruaru (PE), está a todo vapor e vale a pena conhecer cada prato. Os estabelecimentos participantes oferecem um prato criado especialmente para o projeto inspirado no tema. A primeira edição, em 2017, contou com a participação de 13 estabelecimentos.

Agrestino Churrascada
Agrestino Churrascada

Cartão Fidelidade 

Como grande novidade, esta edição,  traz a ação fidelidade, na qual cada prato consumido no festival garante um selo num cartão fidelidade e o preenchimento total do cartão dá direito a uma premiação a ser resgatada na sede da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru. Cada cartão deve ser preenchido com cinco selos.

Armaria Tia Guida
Armaria Tia Guida

Chefs na Feira de Caruaru

Os chefs de cozinha Thiago das Chagas, Yuri Machado e Cláudia Luna visitaram a Feira de Caruaru e conheceram de perto o que é produzido e vendido no local e que virou material de inspiração para os pratos que estão sendo oferecidos durante o festival. As criações dos chefs representam a feira e toda a variedade e diversidade cultural que o espaço representa. O cardápio varia de nhoque de macaxeira e maxixada com charque até filé de pescada e quesadilla mexicana, recheada com carne de bode.

Bacalhau Ajorriero de Feira/ Barcelona Tapas
Bacalhau Ajorriero de Feira/ Barcelona Tapas

Aula

No dia 29 (quinta-feira), os chefs convidados vão ministrar uma aula, a partir das 10h, na Feira de Artesanato, apresentando as receitas desenvolvidas exclusivamente para o festival gastronômico. A aula é gratuita e aberta ao público.

Bacalhau praieiro /Varanda
Bacalhau praieiro /Varanda

“O intuito do festival é apresentar a riqueza de Caruaru e seu potencial gastronômico aos turistas e moradores da cidade, através de um atrativo, que são os pratos desenvolvidos exclusivamente para essa ação”, explicou Leonardo Salazar, vice-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru (FCTC). O Festival Comida de Feira ocorre até o Domingo de Páscoa, dia 1º de abril, em cinco restaurantes da Feira e 11 espalhados pela cidade. A iniciativa do festival é da FCTC e faz parte do projeto Caruaru por Paixão. 

Bode caliente/_Frida Cocina Mexicana
Bode caliente/Frida Cocina Mexicana

Restaurantes participantes

Fazem parte do roteiro os restaurantes Tia Guida, Mãe Biata, São José, Heleno e Tia Bia, localizados na feira; e Empório Salatta, Massadore, Barcelona Tapas, Frida Cocina Mexicana, Truck Restô, Varanda Restaurante e Pizzaria, Rood Bike, Delicatto Café e Confeitaria, Doce Casa, Churrascada e Maria José Café Gourmet.

Delicatto
Delicatto

Sobre os chefs:

Dog sertanejo/Truck Restô
Dog sertanejo/ Truck Restô

 

Yuri Machado – É formado em Gastronomia na Universidade Federal Rural de Pernambuco, com dez anos dedicados à área. Tem experiência no Ponte Nova e no Thaal Cuisine, no Recife, no D.O.M, em São Paulo, e rodou o Brasil com o Cirque du Soleil. Fora do Brasil, trabalhou no Glasserie (especializado em comida do Oriente Médio), no The Finch, na Casa Mono e no Cosme, todos em Nova York (Manhattan e Brooklyn/EUA), e no El Mercado e Rafael Restaurant, em Lima (Peru).

Estrela nordestina/Restaurante São José
Estrela nordestina/Restaurante São José

Thiago das Chagas – Cozinheiro engajado na defesa dos costumes e sabores locais nordestinos. Foi fundador do Slow Food Recife; estagiou com os chefs Duca Lapenda e o chef suíço Bertrand Bouvier e foi cozinheiro do Chef Joca Pontes; e, durante quase dois anos, trabalhou no Mamer, ong na periferia da Região Metropolitana do Recife (Jaboatão). Com o ímpeto de desvendar todas as “fronteiras” da nossa cozinha, Thiago passou quatro anos trabalhando em várias cozinhas em Portugal, incluindo o Grande Real Santa Eulália e no conceituado Restaurante 2780 Taberna e 1300 Taberna.

Nhoque de macaxeira /Empório Salatta
Nhoque de macaxeira /Empório Salatta

 

Cláudia Luna – É formada em Gastronomia pela Faculdade Universo e Cozinha no Senac-SP. Está à frente do restaurante da família “Seu Luna”, no Recife, e já desenvolveu trabalhos com o conceituado chef Alex Atala. Em 2016, passou uma temporada em Barcelona, onde sua missão foi preparar dobradinha e sarapatel, além do famoso chambaril, para os frequentadores do restaurante Cantinho Brasileiro.

Pescada amarela À moda da Feira de Caruaru /Maria José
Pescada amarela À moda da Feira de Caruaru /Maria José
Pipoco/ Rood Bike
Pipoco/ Rood Bike
Risoto Sertanejo_/ Massadore
Risoto Sertanejo/ Massadore
Se avexe não/ Restaurante do Heleno
Se avexe não/ Restaurante do Heleno
Sertão na mesa/ Mãe Biata
Sertão na mesa/ Mãe Biata
Tais doido /_Tia Bia
Tais doido /Tia Bia
Taça Feira de Caruaru / Doce Casa
Taça Feira de Caruaru / Doce Casa

Fotos: Arnaldo Félix