Dopper: Contribuindo para um meio ambiente melhor

21 jul 2015

Para pessoas que têm consciência dos problemas ambientais, que dão valor ao nosso planeta e que desejam contribuir para a redução de resíduos plásticos descartáveis, a Dopper desenvolveu uma coleção de garrafas para água potável que são práticas, divertidas, fashion e, acima de tudo, sustentáveis. Essas garrafas representam uma excelente alternativa às garrafas plásticas descartáveis e estimulam as pessoas a beberem água filtrada.

Dopper family 6 colors front view 300 DPI

DOPPER, um empreendimento social e sua missão

A missão da Dopper é alcançar um mundo em que as pessoas sejam conscientes do meio ambiente em que vivemos, onde a quantidade de plástico descartável é reduzida e onde todos tenham acesso à água filtrada.

A maior motivação da empresa é a enorme quantidade de resíduos de plástico que são produzidos atualmente:

  • Em todo o mundo, só 1% do plástico é reciclado.
  • 50% dos plásticos são jogados fora logo após o uso.
  • A cada dia, toneladas de plástico chegam aos nossos oceanos – muitas vezes involuntariamente – via ruas, canais, rios e mares.
  • As cinco maiores áreas do oceano onde os resíduos de plástico se concentram podem conter até 36 vezes mais plástico do que plâncton.
  • O plástico entra na nossa cadeia alimentar em pequenas partículas através de vida marinha e aves.
  • Anualmente, o plástico nos oceanos causa a morte de 1 milhão de aves marinhas e 100 mil mamíferos marinhos.
  • E por último, mas não menos importante: são exigidos 1 litro de água e 1 litro de óleo para produzir uma única garrafa de plástico.

 Dopper Original Simply Red street hand + body1

Para o Brasil, a situação não é diferente do que em outras partes do mundo. No Oceano Atlântico em frente à costa do Brasil, há uma sopa de plástico flutuante. Como os brasileiros são ligados ao mar, seja por meio de esportes marinhos ou por sua conexão com a praia, queremos criar consciência para o impacto do uso de plástico descartável no ambiente.

 Doppers-family-triology-6-colors

A Fundação Dopper

Cinco por cento de todos os rendimentos brutos obtidos com as vendas das garrafas Dopper são reservados para a Fundação Dopper, que também recebe doações. Nós não só contribuímos por meio da Fundação Dopper para uma boa causa, que é proporcionar acesso à água filtrada para as pessoas no mundo, como também financiamos nossa própria Academia Dopper Água & Resíduos, com a qual educamos crianças, estudantes e profissionais sobre questões que envolvem os resíduos plásticos. Isto é feito por meio de palestras, seminários e atividades externas. A Dopper é uma empresa social. Nosso objetivo não é apenas fazer lucro – nós queremos ter um impacto positivo para um mundo melhor. Por isso, olhamos para o impacto que o nosso produto tem, e seguimos o conceito Cradle to Cradle.

Expansão Internacional da Dopper

Desde a fundação em 2011, a Dopper participa de mercados de outros países, além do mercado holandês. Muitas pessoas desses países começaram a perceber que os impactos ambientais causados pelo descarte de plásticos descartáveis são estarrecedores, e decidiram parar de comprar garrafas plásticas descartáveis.  Ao comprarem uma Dopper, as pessoas vão carregar e beber água filtrada, e automaticamente contribuirão para o meio ambiente. Nosso slogan descreve isso perfeitamente: “A garrafa é a mensagem”.

Como resultado da estratégia internacional de Merijn Everaarts o fundador da Dopper, estamos focados no Brasil. O país enfrenta problemas relacionados a resíduos e ao lixo, assim como acontece em muitos outros países no mundo. A Dopper deseja contribuir para a solução deste problema no Brasil, estimulando a interrupção do crescimento da sopa plástica e mostrando que cada um também pode facilmente contribuir para uma solução. Por exemplo, ao recolher um pouco de lixo na rua todos os dias ou ao beber água da sua garrafa reutilizável Dopper.