Celulite e Alimentação, o que tem a ver?

14 nov 2017

Celulite é um processo inflamatório associado a má circulação de fluxo sanguíneo, promovendo edema e depósitos de gordura, deixando a pele com aquela aparência indesejada e que todas as mulheres temem!

Bom, mas o que fazer para não ter celulite ou ao menos evitar ter? A nutricionista Laís, Regina, da Clínica Renove, responde: “Cuide da sua ALIMENTAÇÃO! Este é o grande segredo, até porque, você é o que você come, não é mesmo?!”

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De início, a nutricionista enfatiza o intestino e o fígado. “Órgãos de grande importância para todas as funções corporais, estão envolvidos desde a função cerebral e cognitiva, até a eliminação de substâncias tóxicas”, explica Laís. Caso o seu intestino não funcione bem, ou seja, se você não vai regularmente ao banheiro, com certeza ele está influenciando nesta celulite indesejada. Bem como, se o fígado não está sendo bem cuidado, ele não conseguirá participar da correta metabolização corporal, e eliminação de toxinas, as quais estamos em contato constantemente.

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A nutricionista Laís Regina dá algumas dicas para ajudar no controle da celulite:

Primeiro passo é: Faça ingestão de água em quantidades suficientes para você! (lembrando que água é água pura, não sucos, chás e outros…). Mas, como calcular a quantidade de água necessária pra mim? Bom, nós nutricionista utilizamos uma regrinha simples: multiplique o seu peso corporal atual por 35 ml de água. Exemplo: 50 kg x 35 ml/água = 1.750 ml água/dia.

– Segundo passo: Aumente o consumo de fibras (aveia, granolas, semente de chia, linhaça, gergelim, vegetais, frutas, legumes…). As fibras auxiliarão na formação do bolo fecal, dando maior maciez e consistência as suas fezes, sem contar que elas dão mais saciedade, auxiliando a diminuir a fome, e também auxiliarão na redução do colesterol.

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-Terceiro passo: Faça a ingestão diariamente de frutas, hortaliças, e legumes, sempre variando as cores para promover uma ingestão adequada de vários nutrientes. O interessante é ingerir vegetais não somente no horário do almoço, mas no jantar e introduzir alguns temperos naturais no café da manhã também.

Estes alimentos oferecem a grande parte das vitaminas que necessitamos para a saúde do corpo, que consequentemente ajudam a combater as inflamações, como no caso da celulite. Algumas frutas mais indicadas para a redução da celulite são aquelas que apresentam mais água em sua composição e alto teor de vitaminas, como por exemplo, a melancia, as uvas, kiwi, e em especial hoje quero destacar o MELÃO que é rico em vitaminas A, E, C, Coenzima Q10, glutationa peroxidase, agente antifibrótico, antioxidante, ajuda a controlar a elasticidade da pele, promovendo um aspecto mais saudável e auxiliando na eliminação das gorduras localizadas. Então vamos fazer a ingestão diária desta fruta saborosa e que traz inúmeros benefícios a nossa saúde.

-Quarto passo: De extrema importância a realização de atividade física! Mas, Nutri, qual atividade física mais indicada? De início eu te oriento que seja aquela que te cause satisfação e prazer, pois isso vai te manter constantemente em “movimento”. Sempre orientada por profissional de Educação Física, após a liberação do teu médico cardiologista.

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-Quinto passo: A exclusão de alimentos gordurosos, principalmente os fritos em óleos de girassol, canola, algodão, soja. Exclusão na ingestão de açúcares e alimentos processados ou ultra processados (refrigerantes, embutidos, enlatados, doces, farináceos), que só aumentarão o processo inflamatório e retenção de líquidos.

“Então é isso! Espero que coloquem em prática essas dicas valiosíssimas para estar com a saúde em dia! Não apenas para evitar e controlar a celulite, mas para ter qualidade de vida!”, aconselhou a nutricionista.

Nutricionista Laís Regina
Nutricionista Laís Regina

Serviço:

Dra Laís Regina – Nutricionista

Clínica Renove

Rua Arizona, Nº 33,

Bairro Salgado

Caruaru (PE)

Tel: (81) 9.9427.4383/ 9.9949.3465

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