Avoante é empório dedicado à arte em Caruaru

11 jun 2015

Na rua principal do Alto do Moura, coração artístico de Caruaru (PE), está o Empório de Artes Avoante. O nome escolhido para o local faz homenagem a um tipo de pássaro da região – uma pequena pomba, também chamada de Arribaçã. A proposta do espaço é reunir a criação de vários artistas, nas mais diversas áreas: artes plásticas, fotografia, moda e decoração.

fachada01

Sob a coordenação da designer de moda, turismóloga e arte terapeuta Merielle Lino, responsável pela curadoria das peças, o Avoante fez um garimpo entre artistas do Nordeste para montar o seu acervo. Entre as fotografias, por exemplo, há mais de 5 mil imagens com assinatura de Geyson Magno, premiado fotógrafo nascido em Caruaru. Nas artes plásticas, destaque para as obras de Manuel Dantas Suassuna. Entre os trabalhos em barro, valorizando o vigor da região, estão peças de Presciliana e Pepa da LUZ, Shivo e Emerson Caetano.

interna04

O espaço, aberto em outubro de 2014, serve também como ambiente de possibilidades criativas para arquitetos e designers. Além dos trabalhos criados por Merielle Lino, há outras peças exclusivas como cortinas, almofadas, toalhas de mesa e lençóis. Existe sempre a preocupação, entre os produtos escolhidos para o Avoante, na valorização da criação artesanal, com destaque para peças em renda e crochê, tecidas por artesãos de Passira. As fotografias também servem como elementos de decoração: podem ser impressas em papel fotográfico, em fine-arte, ou em adesivos para a madeira e vidros.

decoração-almofadas03-crochê

Respeitando a força criadora de cada um dos artistas que expõem os seus produtos no local, o Empório de Artes Avoante busca ser espaço de referência, beleza e qualidade para a arte e o artesanato de Caruaru, de Pernambuco e do Brasil.

decoração-oratórios-madeira

PERÍODO JUNINO

O Avoante Empório de Artes a partir desse mês de junho, além dos objetos e obras de arte exclusivas, estará representando e comercializando na cidade, várias cachaças artesanais dos estados de Minas Gerais, Paraíba e Pernambuco e os queijos finos e as pastas de leite de cabra do laticínio Grupiara, da Paraíba.

interna05-detalhes

Puros ou temperados com ervas e sementes de árvores da caatinga do sertão paraibano, como aroeira, cumaru, alfazema de periquito e marmeleiro, são produzidos com 100% de leite de cabra e são originários da criação do escritor Ariano Suassuna e de seu primo Manelito Dantas, na fazenda Carnaúba, em Taperoá.

decoração-almofadas01

Os queijos, sucesso no país, foram premiados com uma medalha de ouro, quatro de prata e duas de bronze, na primeira edição do Prêmio Queijo Brasil, realizado ano passado em São Paulo. Sendo também considerado o melhor queijo de cabra do nordeste no ENEL 2014, Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados.

moda-camisaspleura01 moda-vestido02 decoração-almofadas05comfotos

SERVIÇO:

EMPÓRIO DE ARTES AVOANTE

Rua Mestre Vitalino, 106 (Rua principal do Alto do Moura, logo após o Museu Casa de Vitalino).

Quarta e quinta, das 10h às 12h e das 14h às 17h

Sexta, sábado, domingos e feriados, das 10h às 17h

No período junino, das 10h às 20h

Fones: 81- 99163-2920 e 99911-0109