A casa nossa de cada dia

8 set 2016

Seja casa ou apartamento, imóvel próprio ou alugado, todos nós moramos num espaço ao qual chamamos de “minha casa”, e, ao dizer “meu” demonstramos uma relação de afeto, um sentimento, por esse lugar. Quando chegamos “em casa”, experimentamos, mesmo sem nos dar conta, uma sensação de acolhimento e bem-estar. Tirar os sapatos, afrouxar o nó da gravata e se sentar descontraidamente no sofá são atitudes de quem acaba de se sentir bem à vontade nesse lugar.

Nova sede da Rodrigo Lucas Arquitetura
Nova sede da Rodrigo Lucas Arquitetura

O que pouca gente sabe é que a nossa casa, além de acolher, condiciona muito o nosso dia a dia e a maneira como vivemos nossas rotinas. O formato dos espaços internos desse lugar, bem como a disposição dos móveis e tantos outros elementos que compõem a estrutura espacial da nossa casa, determinam nossa forma de se movimentar e de vivenciar esses espaços. Toda pessoa se relaciona de algum modo com as edificações, e, portanto, todo espaço numa edificação é palco para as diversas atividades humanas: conviver, repousar, estudar, trabalhar, se exercitar, etc.

É importante questionarmos, refletirmos e estarmos atentos aos espaços que utilizamos no dia a dia, pois se eles não forem bem planejados, interferirão na nossa vida todos os dias, e de forma negativa. Mas se moro na minha casa há tanto tempo, porque eu pensaria sobre o funcionamento dela agora? Nosso cérebro é preguiçoso por natureza. Ele sempre escolhe o caminho mais fácil e a rotina mantida durante toda a vida pode cair na monotonia, viver pode passar a ser um tédio.

Mudar algo no nosso dia a dia pode dar um novo ânimo para ir ao trabalho, uma satisfação a mais em voltar para casa. Mudar alguns móveis de lugar, renovar as cores das paredes ou outras pequenas intervenções como essas dão uma sensação de casa nova, de “novos ares” ao nosso lar. Renovar é preciso, mudar faz bem à alma, e modificar um pouco o nosso lar, apesar da poeira, dos gastos e dores de cabeça com a obra, nos dão um novo ânimo para a vida, refletem na nossa felicidade.

SERVIÇO:

Rodrigo Lucas Arquitetura 
Rua João Teodoro Chaves, n. 16-A,
Maurício de Nassau, Caruaru-PE.
81-9-9467-0507